VOLTAR

Indígenas Gavião e Arara apresentam reivindicações

Estadão do Norte-Porto Velho-RO
29 de Jun de 2005

Professores indígenas da etnia Gavião e Arara se reuniram com o secretário de Estado da Educação, César Licório, para pedir melhorias para educação escolar indígena. No encontro estavam presentes as lideranças indígenas Zacarias Gavião, Josias Gavião, Iram Gavião e Célio Arara, e do atual coordenador da educação indígena da secretaria de educação, Narai Agoteme Suruí.
Entre os pedidos apresentados pelas lideranças estão a regularização do projeto Açaí, que já está em fase final de execução e depende de um parecer do Conselho Estadual de Educação (CEE), definição de parcerias para realização de ensino superior indígena, concurso público para contratação específica de professores indígenas, ensino médio na aldeia, construção e reforma de escolas. Para o secretário de educação as políticas públicas para o segmento indígena já estão definidas em conjunto com as lideranças, inclusive a pauta de reivindicação apresentada é contemplada no projeto escolar indígena realizado pela Seduc e apenas alguns itens dependem de regulamentação e com isso surge a burocracia e os procedimentos legais. "O trabalho com a educação indígena hoje é realizado em conjunto com as etnias, tanto que o coordenador do projeto que inclui o segmento social é dirigido por um professor indígena, o Narai Suruí. Dessa forma o Governo do Estado está buscando acatar os pedidos ora feitos e ainda contemplar políticas reais à comunidade", justificou Licório.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.