VOLTAR

Indígenas fazem ritual para celebrar passagem da infância para a vida adulta

G1 http://g1.globo.com/
17 de Mar de 2018

Um ritual indígena da etnia Karajá celebra, neste sábado (17) e domingo (18), a passagem da infância para a vida adulta dos meninos da comunidade localizada na Ilha do Bananal. O ritual Hetohoky, que significa Casa Grande, ocorre todo ano na aldeia Santa Isabel do Morro.

Durante o ritual, os jovens que estão se tornando adultos passam um período dentro dessa casa construída para a festa. Segundo a tradição, é nela que os seres místicos ajudam o indígena a se tornar um Inã, que saiba caçar e pescar.

Uma equipe da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) foi até a ilha do Bananal para registrar a tradição cultural dos indígenas.

A festa Hetohoky é o maior ritual indígena entre os povos do Tocantins. As crianças indígenas são preparadas para o ritual por cerca de um mês. A preparação inclui ida para a floresta, onde, como parte do ritual, os meninos aprendem a caçar, pescar e valorizar os bens da natureza de onde a aldeia tira o sustento para a família.

Os meninos da etnia Karajá ficam presos na casa grande por uma semana não podem sair e nem receber visitas de mulheres ou de outras crianças.

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/indigenas-fazem-ritual-para-c…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.