VOLTAR

Indígenas fazem campanha para incluir biomas nacionais em lei anti-desmatamento da União Europeia

O Globo: https://oglobo.globo.com/
13 de Set de 2022

Parlamento europeu coloca em pauta de votação projeto que prevê restrição à importação de commodities originárias de aéreas que ameacem o meio-ambiente.

Entidades indígenas buscam incluir a totalidade dos biomas brasileiros na lei de importação de produtos com risco florestal, que entrará na pauta de votação do parlamento europeu nesta terça-feira. O objetivo da nova legislação é garantir que mercadorias que entrem na Europa não tenham contribuído, em sua produção, para a degradação de florestas ao redor do globo.

Para essas entidades a restrição no mercado europeu à importação de commodities produzidas em áreas de desmatamento poderia oferecer uma proteção as suas comunidades.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), no entanto, acredita que o atual texto do projeto legislativo europeu, conhecido como lei Ferc, apresenta problemas que podem acabar por aumentar a insegurança dos povos indígenas.

"O aumento da rastreabilidade das cadeias produtivas só em alguns biomas anuncia uma ameaça de deslocamento e intensificação da produção de commodities para as áreas naturais não fiscalizadas, e que historicamente já sofrem tal pressão", disse a entidade, em nota.

A solução proposta pela Apib é a inclusão de todos os biomas brasileiros na lei. Com sua atual redação, 84% da Amazônia estaria protegida, assim como 71% da Mata Atlântica. No entanto, só 26% do Cerrado, 24% do Pantanal, 10% da Caatinga e 11% dos Pampas estão inclusos no atual projeto.

https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2022/09/indigenas-fazem-campanh…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.