VOLTAR

Indígenas fazem ato em Cuiabá contra falta de remédios e materiais em unidades de saúde de aldeias

G1 https://g1.globo.com/
31 de Out de 2018

Índios de várias etnias realizam uma manifestação no Distrito Sanitário Indígena de Cuiabá (Dsei), em Cuiabá, nesta quarta-feira (31), para reivindicar investimentos em saúde nas aldeias. O Ministério da Saúde informou que permanece em constante diálogo com as lideranças indígenas para ampliar a qualidade das ações de saúde nas comunidades.

De acordo com os manifestantes, houve redução no número de agentes de saúde que prestam serviço nas comunidades indígenas e eles alegam que foram tomadas algumas medidas que desfavorecem a população.

Para tentar solucionar o impasse, eles solicitam uma reunião com o coordenador do Dsei.

Carta do MPF
No mês passado, representantes dos povos Paresi, Nhambikuara e Myky protocolaram uma carta no Ministério Público Federal (MPF), elencando as necessidades de diversas comunidades que dependem do atendimento do Dsei de Cuiabá.

Na carta, além de pedir uma audiência com o MPF e com representantes do Ministério da Saúde, eles relatam a situação precária da Casa de Saúde Indígena de Cuiabá (Casai).

"Falta material hospitalar, falta manutenção nos polos base, faltam alimentos, falta material odontológico, investimento na estrutura hidráulica e elétrica dos polos, assim como materiais de limpeza e alimentos", diz trecho da carta.

Quanto à falta de insumos, o Ministério da Saúde infomrou que o orçamento da Secretaria Especial de Saúde Indígena passou de R$ 431,5 milhões em 2011 para R$ 1,6 bilhão em 2017.

Esse recurso é utilizado nas ações, que garantam mais qualidade de vida aos povos indígenas, pagamento dos salários dos profissionais e investimentos em edificações e saneamento básico, além da aquisição de remédios e equipamentos.

O Dsei de Cuiabá é responsável pela atenção básica de saúde de 10 povos. São eles: Bororo, Irantxe, Myky, Paresi, Bakairi, Umutina, Nhambikuara, Enawene-nawê, Guatós e Chiquitanos.

No total, a unidade atende uma população de quase 7 mil indígenas, de 120 aldeias, em uma área de abrangência de 16 municípios.

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2018/10/31/indigenas-fazem-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.