VOLTAR

Indígenas exigem que procurador vá a protesto na MS-289

Campo Grande News
Autor: Humberto Marques
14 de Jan de 2007

Os indígenas que residem na aldeia Taquapery, em Coronel Sapucaia, continuam a bloquear a MS-289, que liga o município a Amambai, e, conforme o site A Gazeta News, insistem que a manifestação continuará até que o procurador da República em Dourados, Charles Stevan da Mota Pessoa, compareça ao local. A manifestação foi deflagrada diante da negativa da Justiça para o sepultamento de Churete Lopes (70 anos) dentro da fazenda Madama, área reivindicada pela comunidade como terra indígena.

A idosa foi morta durante a desocupação da área no dia 9 de janeiro, quando teria ocorrido um confronto envolvendo moradores da aldeia e uma suposta milícia que agiria na região. Desde então, os índios pleiteavam que Churete Lopes fosse sepultada na propriedade rural, o que foi negado pela Justiça Federal de Dourados e, mais tarde, pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

Ao contrário do que foi noticiado pelo Campo Grande News nesta manhã, o corpo da indígena foi sepultado dentro da aldeia Taquapery no fim da noite de sábado (13 de janeiro).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.