VOLTAR

Indígenas e quilombolas protestam na Ufopa contra corte de bolsa permanência

G1 https://g1.globo.com/
Autor: Sílvia Vieira e Dominique Cavaleiro
18 de Jun de 2018

Indígenas e quilombolas matriculados na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), ocuparam a Unidade Rondon, em Santarém, no oeste paraense, na manhã deste segunda-feira (18) para protestar contra a redução de vagas no Programa Bolsa Permanência, anunciada pelo governo federal no início de junho.

Segundo um dos manifestantes, Karo Munduruku, hoje começa a nível nacional o ato em favor da 'permanência já'. Em Santarém, a manifestação mobiliza não só estudantes, como também professores que são sensíveis à causa.

"Aqui a gente se organizou e conseguiu o apoio de professores para fazer essa mobilização. Existe um decreto que autoriza o MEC a conceder a bolsa permanência a estudantes universitário indígenas e quilombolas, que hoje é de R$ 900. Como na semana passada o governo anunciou o corte desse auxílio, o movimento nacional indígena e quilombola se mobilizou. Cada universidade conseguiu enviar um representante a Brasília para reunir com o ministro e negociar", relatou.

Ainda de acordo com Karo Munduruku, já houve um recuo do governo federal que reabriu o cadastro de indígenas e quilombolas para 2018, mas isso não garante que em 2019, eles terão acesso a esse auxílio. "A Bolsa Permanência de R$ 900 é a oportunidade que muitos estudantes têm para custear seus estudos, sejam alunos que moram no estado do Pará ou então são de outros estados.

O movimento que conta com estudantes de 17 povos indígenas e diversas comunidades quilombolas de Santarém e região, também aproveita o ato para cobrar da administração superior da Ufopa, pautas como a entrada de indígenas pelo processo seletivo e progressão para pós graduação. "Nós vamos para o campus Tapajós, vamos fazer ritual, cantar e construir uma carta com as demandas para de mais de 17 povos e comunidades quilombolas que hoje têm estudantes na universidade", disse Karo Munduruku.

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/indigenas-e-quilombolas…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.