VOLTAR

Indígenas do sudoeste maranhense relatam ameaças de madeireiros

Rádios EBC radios.ebc.com.br
13 de jun de 2017

Indígenas do povo Gavião, da Terra Indígena Governador, região sudoeste do Maranhão, relatam ameaças de madeireiros. Desde ontem eles temem invasões na aldeia Rubiácea e novo conflito.

Segundo a liderança indígena Marcelo Gavião, a entrada de madeireiros na Terra Indígena tem sido frequente e os próprios indígenas fazem a guarda florestal. Mas na segunda-feira (12), após os indígenas tentarem bloquear a entrada dos caminhões, os madeireiros ameaçaram invadir uma das aldeias.

Marcelo Gavião afirma que já fez denúncia à Polícia Militar em Amarante, mas que até o momento nenhum policial apareceu.

O coordenador Regional da Funai no Maranhão, Francisco Martins, disse que estava enviando um comunicado para a presidência da Funai sobre as ameaças. Francisco ainda aguarda um relato oficial da Coordenação Técnica Local para fazer uma denúncia à Polícia Federal sobre o caso.

Há pouco mais de um mês, também no Maranhão, cerca de 200 homens armados atacaram indígenas Gamela. Na ocasião, pelo menos treze indígenas feridos foram internados em hospitais de São Luís e no interior do estado. Um deles levou dois tiros, outro sofreu sérios ferimentos numa das mãos por golpes de facão.

http://radios.ebc.com.br/reporter-amazonia/2017/06/indigenas-do-sudoest…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.