VOLTAR

Indígenas do baixo Teles Pires participam de palestra sobre educação financeira

Notícia Exata - http://www.noticiaexata.com.br
05 de Mai de 2017

Indígenas Kayabi, Munduruku e Apiaká, residentes no baixo Teles Pires, participaram de uma palestra sobre educação financeira, promovida pela Empresa de Energia São Manoel em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). A atividade, realizada no dia 28/04, na cidade de Colíder (MT), destacou a importância da organização e planejamento para administrar o dinheiro de forma consciente.

A palestra, ministrada pela economista Danielle Hartmann, consultora do SESI, teve como público alvo os bolsistas da Ação de Apoio ao Estudantes Indígenas da UHE São Manoel e indígenas contratados pelo empreendimento. Durante duas horas os participantes receberam orientações sobre investimentos, gerenciamento de contas e controle orçamentário.

Estudante do curso de Direito, o indígena Isaac Waro, da etnia Munduruku, afirmou que a atividade atendeu suas expectativas e que agora pretende colocar em prática as dicas recebidas na palestra. "Sabemos que não é fácil administrar o nosso recurso. Mas não podemos negar o quanto o gerenciamento do dinheiro é importante para a gente não se afundar em dívidas. Por isso, o desafio daqui para a frente é corrigir os nossos erros e planejar as nossas contas", explicou.

Para o estudante de Enfermagem, Romildo Tukumã, indígena Apiaká, a atividade foi produtiva e motivadora. "O que foi mostrado aqui é real. A maioria de nós temos dificuldades em administrar nosso dinheiro e não se preocupa em economizar. Por isso, eu considero que essa aula foi de suma importância. Agora eu posso dizer que sei como administrar o melhor o meu recurso", destacou.

"O principal objetivo dessa conversa foi buscar equilíbrio para a vida financeira. E ter equilíbrio não consiste somente em aprender a economizar, cortar gastos e acumular dinheiro. É muito mais que isso. É buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro para garantir a segurança material necessária para a nossa vida", afirmou aconsultora do SESI.

A atividade faz parte do Programa de Fortalecimento das Organizações Indígenas do Plano Básico Ambiental do Componente Indígena da UHE São Manoel. Na palestra também foi entregue 12 computadores notebook para os estudantes atendidos pelo empreendimento.

http://www.noticiaexata.com.br/geral/id-579813/indigenas_do_baixo_teles…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.