VOLTAR

Indígenas disputam eleições em São Gabriel da Cachoeira

Portal Amazônia - portalamazonia.globo.com
20 de Jul de 2008

MANAUS - O município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros a noroeste de Manaus) tem uma chapa indígena para prefeito e vice-prefeito. Pedro Garcia Tariano (PT) e André Baniwa (PV) se uniram para disputar a prefeitura nas eleições deste ano.

De acordo com a Fundação Estadual dos Povos Indígenas (Fepi), São Gabriel da Cachoeira tem a maior população indígena do Estado, correspondente a 95% dos 39.129 habitantes, segundo o censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2007. O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) registrou 21.163 eleitores no município.

Tariano criticou o fato de o município ter a maior população indígena do Estado, mas nunca ter eleito um prefeito nativo. Segundo ele, a população vê com descrédito a candidatura de um índio. "O índio é visto como um bicho incapaz, sem caráter, sem compromisso e sem capacidade de administrar uma cidade", disse o candidato que disputa pela segunda vez o cargo de prefeito no município.

Índio da etnia Tariano, Garcia tem 47 anos, é formado em técnico agropecuário e filiado ao PT desde 2003. Foi integrante do movimento sindical pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e administrador da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Manaus por oito meses. Já André pertence à etnia Baniwa, tem 37 anos, já foi filiado ao Partido da República (PR) e atua como líder indígena.

Também são candidatos em São Gabriel o atual prefeito Juscelino Gonçalves (PMDB), Raimundo Quirino Calixto (PRP), Hamilton Bezerra Gadelha (DEM) e René Coimbra (PCdoB).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.