VOLTAR

Indígenas devem ser resgatados de aldeia após cheia no rio Formoso

G1 http://g1.globo.com/
13 de Mar de 2018

Cerca de 40 indígenas da etnia Krahô serão retirados da aldeia Takaywrá, em Lagoa da Confusão, devido à cheia do rio Formoso na região da Ilha do Bananal. Segundo o coordenador regional da Funai Araguaia - Tocantins, Eduardo Macedo, o grupo vinha sendo monitorado há algumas semanas e agora precisará ser retirado.

"Uma equipe da Funai esteve na região na semana passada para levar alimentos e água potável porque a água tinha subido muito. Ficamos aguardando para ver se a situação iria melhorar ou não", contou.

Conforme o coordenador, o cacique informou que nos últimos dias a água começou a alagar as casas e comprometeu as fontes de água potável. Por causa disso, nesta terça-feira (13) foi feita uma reunião entre a Prefeitura de Lagoa da Confusão, Exército, Defesa Civil Estadual e Funai para definir uma estratégia de retirada dos indígenas.

Conforme o 22o batalhão de infantaria do Exército, o planejamento de logística está sendo finalizado e os indígenas devem ser resgatados nos próximos dias. O grupo deve ser levado para um ginásio na cidade.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 100 milímetros na região desde o começo de março. Em fevereiro, a região receu mais de 500 milímetros, mais que o dobro do que era esperado para o período.

Entenda

Aldeias indígenas da etnia Krahô ficaram completamente isoladas no sudoeste do Tocantins após rios transbordarem pelo excesso de chuvas no final de fevereiro. Uma das situações mais graves era a da Aldeia Takaywrá, onde passa o rio Formoso. As casas foram invadidas pela água.

Animais estariam morrendo afogados, inclusive os usados pelos indígenas para a própria alimentação. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos e o Ministério de Direitos Humanos brasileiro foram avisados sobre o caso.

Segundo a Defensoria Pública, não há condições de moradia digna na aldeia no momento. A maioria da comunidade é formada por idosos e crianças, que vivem em extrema pobreza.

O Governo do Tocantins decretou situação de emergência em seis cidades da região, incluindo Lagoa da Confusão, onde fica a Aldeia Takaywrá. Lavouras e pastos estão submersos em várias propriedades rurais e ainda não há uma estimativa do tamanho do prejuízo.

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/indigenas-devem-ser-resgatado…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.