VOLTAR

Indígenas de Serra da Moça comemoram o Dia das Mães

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=61575
08 de Mai de 2009

Os moradores da comunidade indígena de Serra da Moça realizam amanhã, sábado, 09, uma extensa programação para comemorar o Dia das Mães. Entre as atividades, haverá torneio de futebol feminino e masculino, oficinas artesanais e diversas brincadeiras envolvendo as mães da comunidade.

A localidade Serra da Moça fica a 55 km de Boa Vista, na região do Murupu. No total, são 35 famílias da etnia Macuxi que vivem principalmente da produção agrícola.

Durante a programação, a comunidade fará a apresentação das colheitas de melão, tomate, maxixe, abóbora e banana. Os produtos serão comercializados no mercado de Boa Vista gerando renda para a comunidade.

A Prefeitura de Boa Vista é parceria na comemoração desta data e irá desenvolver oficinas de biscuit e sabonete artesanal, além de serviços de corte de cabelos para a comunidade. O objetivo é desenvolver as habilidades das mães que vivem na Serra da Moça, mostrando uma nova opção de renda para a família.

A secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas, Dilma Pereira, destacou a importância do trabalho feito pela Prefeitura no desenvolvimento das comunidades indígenas.

"O prefeito Iradilson Sampaio acredita muito no potencial das comunidades. Por isso, a Prefeitura investe em ações que vão desde os cuidados com a saúde dessas famílias ao trabalho de geração de renda, como o Pati Á e a criação de peixes, entre outros projetos de geração de emprego e renda", explicou.

Dilma lembrou que este mês a Prefeitura concluiu o trabalho de vacinação do rebanho bovino das comunidades contra a febre aftosa. A iniciativa garante a saúde sanitária do rebanho e possibilita a comercialização dos animais, carne e produtos derivados.

ATIVIDADES - A programação terá início a partir das 8h, com um culto religioso seguindo de um café da manhã. Serão realizadas diversas brincadeiras com as mães, que incluem apresentações e homenagens feitas pelas crianças e jovens da comunidade.
A partir das 8h30, as mães que desejarem poderão participar das oficinas de biscuit e sabonete artesanal, conduzida pela equipe da Prefeitura. Haverá corte de cabelo para as mulheres.

Às 12h, as mães participarão de um almoço promovido pelo tuxaua da comunidade, Justino Carlos dos Santos. A partir das 13h, começa o torneio de futebol feminino e masculino, que terá como premiação um quarto de boi e engradados de refrigerantes.

A partir das 18h, serão feitas novas homenagens às mães e o amigo oculto dos pais para as mulheres. Às 19h30, a comunidade se reunirá em um culto pelas mães e a programação encerra com show de forró ao vivo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.