VOLTAR

Indígenas de Rondônia estão em Brasília pedindo terra livre e saudável

Rondonotícias
19 de Abr de 2007

Cerca de 60 índios representando os povos indígenas de Rondônia e o Sul da Amazônia estiveram reunidos nos dias 11, 12 e 13 de abril no centro diocesano de formação em Ji-Paraná. Durante os três dias, os indígenas refletiram sobre a situação dos seis povos de Rondônia, como a saúde, terra e Educação.

No encontro que teve o apoio da Pastoral Indigenista da Diocese de Ji-Paraná e o CIMI (Conselho Indigenista Missionário) foi elaborado um documento de iniciativas concretas que foi levado à Brasília por um grupo de 40 índios de Rondônia.

Eles participam durante esta semana dos Povos Indígenas, do acampamento Terra Livre, que está acontecendo na Esplanada dos Ministérios.

São 700 lideranças indígenas representantes de 89 povos indígenas de todo o Brasil, reunidos em Brasília. O objetivo é entregar um documento contendo todas as necessidades e reivindicações dos povos indigenista do País para que o Poder Público tome providências.

Segundo Silvia Sanz de Diego, que faz parte da coordenação da Pastoral Indigenista de Ji-Paraná, essa é a terceira vez que acontece o acampamento Terra Livre. "Índios representantes de povos indígenas de várias regiões do Brasil estão desde o dia 13 de abril em Brasília. Todos os anos eles tentam solucionar os problemas de saúde, educação, demarcação de terras e outros assuntos importantes que não foram resolvidos no estado, a única saída é acionar o Governo Federal. Desta vez os índios cobram também o que não foi atendido nos outros anos", finalizou Silvia Sanz.

O evento está sendo realizado nesta semana em que se comemora o dia nacional o índio (19 de abril). Para uma das coordenadoras da Pastoral indigenista da Diocese de Ji-Paraná, Elaine Cristina de Souza, este ano o dia está sendo comemorado sem muita alegria. "A principal dificuldade dos índios hoje, pelo menos em nossa região, é a inoperância dos órgãos competentes. Os indigenistas não tem nem um tipo de apoio do poder público. Não são só as terras que estão sendo roubadas ou invadidas, são os direitos que estão sendo esquecidos", finalizou Elaine.

Em Rondônia existem 54 povos indígenas, na região de Ji-Paraná são seis: Arara, Gavião, Tupari, Zoró, Nambikuara e Kwazá. Todos com seus costumes, línguas, características e desafios diferentes.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.