VOLTAR

Indígenas de Rondônia estão em Brasília para lutar por demarcação

Radioagência Nacional/EBC - http://www.radioagencianacional.ebc.com.br
Autor: Graziele Bezerra
24 de fev de 2015

Dezenas de lideranças indígenas de Rondônia estão em Brasília para apresentar ao governo as demandas dos índios daquele Estado.

Nesta terça-feira (24) eles estiveram na Funai cobrando a demarcação de terras indígenas. Em Seringueiras, município a 530 quilômetros de Porto Velho, índios Puruborá aguardam a finalização dos estudos ambientais há quase 10 anos.
Os Suruí, naturais de Cacoal, também pedem a suspensão do Projeto do Crédito de Carbono Florestal. O crédito de carbono é uma unidade comercial em que cada tonelada de gás carbônico não emitida ou retirada da atmosfera de um país em desenvolvimento pode ser negociada no mercado mundial. Assim, quem detém o crédito se compromete a minimizar os impactos ambientais causados pela sua atividade.
Para os Suruí, a comercialização desses créditos na terra indígena trouxe divisão ao povo. Isso porque apenas um pequeno grupo está sendo beneficiado pelo projeto.

Os índios ficam em Brasília até a sexta-feira. Eles esperam se reunir também com deputados federais para pedir a revogação da Proposta de Emenda à Constituição 215, que transfere do executivo para o legislativo a função de demarcas Terras indígenas. A PEC está arquivada na Câmara dos Deputados.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/direitos-humanos/audio/2015-02/i…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.