VOLTAR

Indígenas de Cacoal são cadastrados no PAB

Rondônia Dinâmica- http://www.rondoniadinamica.com
14 de Jun de 2016

O lançamento do cadastramento do artesão indígena no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) foi realizado nesta terça-feira (14) no gabinete do prefeito Francesco Vialetto. Cacoal é o primeiro município de Rondônia a aderir o programa e cerca de 200 indígenas devem ser cadastrados, segundo a coordenadora do PAB no estado, Wellida Sodré. - Assim como estamos fazendo com os demais artesãos, os indígenas ao se cadastrar passam ter segurança para trabalhar e expor seus produtos em qualquer parte do país. Além do reconhecimento do trabalho, eles passam a ter direitos a incentivos financeiros - disse a coordenadora.

Conforme as informações da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, esporte e Lazer (Sejucel), as aldeias das etnias Suruí serão as primeiras a serem atendidas. Para o líder indígena Patanga Suruí, o cadastramento é de grande importância para o setor, pois o artesanato é a principal fonte de renda dos povos indígenas. - Estou muito feliz com essa ação, tendo em vista que é um reconhecimento que nos dará segurança para garantir nosso sustento e assim manter vivas nossas culturas e tradições- expõe.

O prefeito Francesco Vialetto, durante seu discurso, lembrou que o artesanato indígena representa a vida de cada povo, por isso sempre fez questão de valorizar e incentivar a participação dos indígenas na construção de políticas públicas no município - Meu primeiro contato com os índios aconteceu em 1973, quando visitei pela primeira vez uma aldeia Suruí. A partir daí passei a propagar a cultura deles para todos os lugares que passava. Depois quando assumi a prefeitura, fui o primeiro gestor a abrir espaço para os indígenas na administração. Isso é um justo reconhecimento pela contribuição que deram e continuam dando para o desenvolvimento da cultura e da economia do município- destacou prefeito, que encerrou parabenizando todos os envolvidos no projeto.

A cerimônia contou ainda com a participação de secretários municipais, do presidente da Fundação Cultura de Cacoal (Funccal) Deneval Mendes, presidente do Conselho Municipal de Cultura Marcelo Nery, coordenador regional da Fundação Nacional do índio (Funai) Paulo Ricardo de Sousa Prado, o presidente da Sejucel Ilmar Esteves. Participaram também do encontro, um grupo de artesãos locais que receberam do prefeito suas carteiras do PAB, os vereadores Jabá Moreira e Pedro Ferrazin.

Museus em destaque

Considerando ser um município que mantém tradição em integrar a programação da Semana Nacional dos Museus, com seus acervos institucional e particulares - como é o caso daqueles que são mantidos por famílias e igrejas - também esteve junto com a equipe da Sejucel, a diretora estadual de museus Ednair Nascimento, para visita in loco e possíveis investimentos no setor.

http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/indigenas-de-cacoal-sao-cadastr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.