VOLTAR

Indígenas da Raposa Serra do Sol participam de atividades em Brasília

CIR-Boa Vista-RR
22 de Nov de 2004

Uma comitiva de 10 líderes indígenas de Roraima está em Brasília para participar da "Conferência Terra e Água", evento realizado pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo e do Seminário "Makunaima vive na Raposa Serra do Sol". A Conferência vai reunir cerca de 10 mil pessoas entre camponeses, sem-terra, atingidos por barragens, sindicalistas, religiosos e índios, nos dias 22 a 25 de novembro, no Ginásio de Esportes Nilson Nelson. O Seminário acontece na Universidade de Brasília, nos dias 1o a 3 de dezembro, com a presença de autoridades, intelectuais e representantes de organizações aliadas dos povos indígenas.

A presença indígena nos dois eventos tem a intenção de chamar a atenção do governo federal e da sociedade brasileira para a necessidade urgente de homologação de Raposa Serra do Sol, um caso emblemático de violação aos direitos indígenas no Brasil, mesmo após a ascensão ao Planalto do petista Luís Inácio Lula da Silva.

Para garantir a terra a 16 mil índios da região, pertencentes às etnias macuxi, wapichana, ingarikó, taurepang e patamona, o presidente deveria apenas assinar um decreto confirmando a portaria de demarcação no 820/1998 do Ministério da Justiça, ato que vem sendo constantemente retardado por pressão de latifundiários e políticos de Roraima.

Delegações indígenas de todo o Brasil, com mais de 200 representantes, vão somar forças ao `movimento` nacional pela reforma agrária e justiça no campo e querem ter suas reivindicações contempladas no documento final da Conferência que deverá ser encaminhado ao presidente Lula. Nos dias da Conferência, as delegações pretendem, também, conseguir audiências nos ministérios da Justiça, Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário, Cultura, Relações Exteriores, Casa Civil e com o presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes.

Para o seminário "Makunaima vive na Raposa Serra do Sol" estão convidados representantes do primeiro escalão do governo, parlamentares, intelectuais e ONGs aliadas dos povos indígenas. Os debates acontecem no auditório do Centro Internacional de Física da Matéria Condensada, no espaço multiuso II da Universidade de Brasília. A abertura será às 18 horas do dia primeiro de dezembro.

O seminário vai apresentar mitos, danças tradicionais, pajelança e artesanato dos povos da Raposa Serra do Sol. Na programação consta debates sobre gestão ambiental e as estratégias de conservação da Biodiversidade; meio ambiente indígena na Amazônia: oportunidade de makunaima; direito sócio-ambiental das terras indígenas; situação ambiental das terras indígenas e as competências do MMA e da Funai; territorialidade, projetos comunitários e alternativas econômicas.

Os indígenas vão também apresentar o mito de Makunaima que faz parte da ancestralidade dos povos da Raposa Serra do Sol e que tornou-se "herói nacional", a partir da obra do escritor Mário de Andrade.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.