VOLTAR

Indígenas da etnia Pataxó ocupam fazendas na Bahia; Funai perde reforço no policiamento da região

G1 Bahia - https://g1.globo.com
10 de Out de 2023

Invasão ocorre desde a madrugada do último domingo (8). Analisada pela Funai, área ainda não foi demarcada e fazendeiros não receberam indenização.
Por g1 BA

10/10/2023 11h37 Atualizado há uma semana

Um grupo de indígenas da etnia Pataxó ocupa, desde o final de semana, duas fazendas na zona rural de Porto Seguro, cidade turística no extremo sul da Bahia. A ocupação aconteceu na madrugada do último domingo (8). Os indígenas alegam que o território pertence aos integrantes da aldeia Mãe Barra Velha.

Segundo os indígenas, em 2008 foi realizado um estudo pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) que delimitava a ampliação do território da aldeia Mãe Barra Velha. Apesar disso, a área não foi demarcada e os fazendeiros não receberam indenização.

Além da ocupação, um incêndio foi registrado no local, na segunda-feira (9). Não há informações sobre o que poderia ter causado as chamas, que foram controladas. A Funai, solicitou policiamento reforçado para evitar confrontos na região.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que a Força Integrada de Combate a Crimes Comuns Envolvendo Povos e Comunidades Tradicionais que atua na região Sul da Bahia está no local e a Polícia Militar ampliou o patrulhamento na região.

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2023/10/10/indigenas-da-etnia-pat…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.