VOLTAR

Indígenas da aldeia Bananal em MS praticaram canoagem

Aquidauana News - http://www.aquidauananews.com/index.php?action=news_view&news_id=160018
01 de Mar de 2010

Com informações de Luiz Eugênio

Os estudantes da Escola Municipal Indígena General Rondon tiveram a oportunidade de conhecer a canoagem. A atividade foi realizada na sexta, dia 26 no período da manhã. O projeto foi desenvolvido dentro das atividades de volta as aulas, visnado estimular os alunos neste retorno as atividades escolares.

A direção, coordenação pedagógica e os professores realizaram com os alunos uma caminhada até o açude da Aledia Bananal, onde foi realizada uma oficina de canoagem.

O projeto batizado de "preservando a remo", visa estimular os estudantes a tomarem consciência dos níveis de degradação ambiental que ocorrem nos mananciais de água da região, demonstrando a partir da prática da canoagem uma parte do potencial de aproveitamento do açude daquela comunidade.

Durante as atividades do projeto foram colocadas pelos professores algumas alternativas de aproveitamento racional do manancial que se encontra em uma situação crítica, com excesso de macrófitas (camalotes, aguapés e outras) o que demonstra a necessidade de intervenção no sentido de garantir a salubridade das águas da represa.

A participação dos estudantes no projeto foi positiva, o que ficou bastante claro no entusiasmo demonstrado por cada estudante que decidiu enfrentar o desafio da canoagem pela primeira vez. A prática da canoagem foi coordenada pelo Sr. Rubens, vice-campeão estadual de canoagem em sua categoria e membro da Associação Aquidauanense de Canoagem.

Além dele, os professores da escola auxiliaram na segurança e organização dos alunos. A associação desenvolve treinamentos aos sábados e domingos na Lagoa Comprida aonde vem sendo descobertos novos talentos do esporte em Aquidauana.

Os estudantes da Gal. Rondon tiveram a oportunidade de conhecer a canoagem a partir de um projeto desenvolvido com todo o envolvimento do corpo docente, funcionários, voluntários, contando ainda com o apoio da Gerência Municipal de Obras, a qual garantiu o transporte dos equipamentos até a Aldeia Bananal, local do evento.

Para o Professor Mário Sérgio, que ministra aulas de educação física na Gal. Rondon, "o sorriso das crianças durante as remadas foi o melhor resultado que se poderia obter". A escola deverá debelar uma discussão em torno da questão que envolve a preservação do açude, apontando alternativas para seu aproveitamento.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.