VOLTAR

Indígenas concluem curso de internet na Univirr

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
31 de Jul de 2009

Mais de noventa indígenas de diversas comunidades do Estado encerram hoje, sexta-feira, um curso de informática exclusivo para o uso da Internet. A capacitação é oferecida pelo Governo do Estado, por meio da Universidade Virtual de Roraima (Univirr) e faz parte de mais uma etapa do projeto de Inclusão Digital da instituição.

O curso que tem carga horária de 32 horas os alunos aprendem a criar blogs, além da criação e envio de e-mails. Eles também recebem noções de pesquisas avançadas na rede mundial de computadores. Entre as comunidades beneficiadas estão: Contão, Maturuca, Xumina, Caju, Água Fria, Napoleão, Taba Lascada, Manoá, Manauá, Serra da Moça, Raposa, entre outras.

Os cursistas são alunos que já passaram pelos cursos de informática básica e avançada. Alguns professores indígenas também participam do treinamento. "Todos os alunos já tem noções de informática e vão saber aproveitar melhor todas as ferramentas que a grande rede oferece. O desempenho de todos foi muito bom. Eles são muito interessados e curiosos no aprendizado", destacou Solange Almeida, uma das instrutoras.

Hoje, na sexta-feira, os estudantes vão receber o certificado de conclusão da capitação. A certificação ocorrerá às 15h no laboratório de informática da (Univirr). A estudante Rosineia Felipe, que veio da comunidade Serra da Moça no município de Boa Vista para participar do treinamento afirmou que o curso trouxe conhecimentos na Internet que ela ainda não conhecia. A indígena ressaltou que sua comunidade já tem um laboratório de informática com Internet gratuita e os conhecimentos adquiridos com a capacitação da Univirr serão repassados a outros indígenas de sua comunidade.

"Estes dias foram muito importantes para todos nós que deixamos a nossa comunidade para esta capacitação. Tudo que aprendi aqui será utilizado para ensinarmos o uso da tecnologia para outros parentes e amigos que não puderam participar", afirmou Rosineua.

Outro indígena que elogiou o curso foi Raulino Leite da comunidade de Xumina, em Normandia. Ele também destacou o esforço para vir até Boa Vista receber a capacitação, mas disse que toda a luta foi recompensada com o aprendizado que vai levar para casa.

"O curso nos possibilita o uso de todos os recursos que a internet oferece para enriquecer o nosso conhecimento. Podemos a partir de agora ter a Internet como uma aliada ao nosso favor", disse. Desde 2006, o Governo de Roraima por meio da Universidade Virtual de Roraima beneficiou mais de 30 mil pessoas em todos os municípios do Estado com cursos de informática básica e avançada, além de internet.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.