VOLTAR

Indígenas brilham no "Ponto de Cultura" da UFGD

Agora MS - http://www.agorams.com.br
05 de Mai de 2010

Com o auditório da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) lotado por professores, alunos universitários e convidados, foi aberta ontem à noite as comemorações dos dois anos do "Ponto de Cultura Todas as Idades".

No evento, o público presente foi brindado com uma festa com muitas musicas e danças indígenas, e exposições de literaturas e artes visuais com o tema "a Celebração do Ponto".

Na oficina musical o público presente assistiu apresentações de harpas, teatro, dança, hip hop, poesias e contação de histórias.

O ponto alto das apresentações artísticas e culturais foi às danças indígenas e o lançamento do CD do grupo indígena de rap, Brô Mc´s.

De acordo com informações de um dos coordenadores do evento, poeta Emanuel Marinho, além dos espetáculos realizados na noite de ontem, até o dia 14 deste mês haverá uma exposição de trabalhos realizados na Sala de Exposições da UFGD, também na unidade 1.

O espetáculo será apresentado ainda nos diversos Pontos onde foram realizadas as oficinas, um ritual de partilha com as comunidades de diferentes bairros de Dourados: Pólen da Escola Municipal Lóide Bonfim; Aldeia do Jaguapiru; Centro de Educação Integral e Escola Aurora Pedroso.

Todas as apresentações estarão abertas ao público gratuitamente, como por exemplo, o curso de produção cultural que será ministrado pela produtora Ângela Finger, que será realizado nesta sexta-feira das 13 às 17 horas, na unidade 1 da UFGD.

O que é
O "Ponto de Cultura Todas as Idades" existe desde 2008 e vem desenvolvendo atividades que promovem o acesso de vários segmentos da sociedade a bens e produtos culturais.

O objetivo é fazer com que através dele possa difundir os meios de produções artísticas, na forma de intercâmbio, trocas simbólicas, estímulos à geração de rendas, além de fomentar a produção cultural douradense e também de Mato Grosso do Sul. O "Ponto" conta ainda com a importante parceria da SEMED (Secretária Municipal de Educação) e com o patrocínio do Ministério da Cultura e quem quiser se inscrever deve procurar a Coordenadoria de Cultura da Universidade, e as oficinas do evento que iniciou ontem serão realizadas pelo IDAC (Instituto de Desenvolvimento da Arte e Cultura) que atualmente é presidido pela empresaria June Torres.

http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=172080

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.