VOLTAR

Indígenas bloqueiam trecho da BR-116, em Governador Valadares, em protesto contra coordenador de saúde

G1 g1.globo.com
07 de Nov de 2017

Grupos indígenas interditaram a BR-116 na tarde desta terça-feira (7) em Governador Valadares. Segundo a PRF, o protesto durou cerca de duas horas e provocou congestionamentos de aproximadamente dois quilômetros nos dois sentidos.

Os manifestantes protestaram contra a nomeação de um novo coordenador para a Secretaria Especial de Saúde Indígena. Segundo eles, o atual nome designado para o cargo não possui nenhum conhecimento sobre a saúde indígena, e por isso eles desejam o retorno do antigo coordenador.

Na segunda-feira (6), o grupo já havia protestado ocupando a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) em Governador Valadares.

"Tem que continuar o que nós temos há quatro anos. É uma coordenação que estava dando certo para nós, mas o ministro não está entendendo isso. O antigo coordenador trabalhava com transparência e essa é a melhor forma", afirmou Roberto Tupinikim, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena.

As pistas foram liberadas por volta das 17h, sem incidentes registrados, segundo a polícia.

O que diz o Ministério da Saúde

O G1 procurou o Ministério da Saúde, que informou que um decreto de 2005 permite que o Executivo nomeie cargos de livre provimento, o que se aplica o que se aplica aos coordenadores distritais de saúde indígena. O órgão disse ainda que reuniões estão sendo realizadas com essas comunidades para tratar das questões reivindicadas pelas lideranças locais.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.