VOLTAR

Indígenas bloqueiam a RS 342

Correio do Povo-Poerto Alegre-RS
01 de Nov de 2001

Fazem protesto contra a permanência de colonos na reserva da Serrinha

Os cerca de 60 indígenas da Serrinha - reserva de 12 mil hectares que abrange áreas de Ronda Alta, Três Palmeiras, Engenho Velho e Constantina - que invadiram a RS 342, na localidade de Alto Recreio, ontem pela manhã, decidiram permanecer no local, impedindo o tráfego de veículos. A ocupação foi mais um protesto contra o fato de cerca de 150 famílias de colonos continuarem na área que já foi demarcada. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) manteve, o dia todo, um monitoramento para evitar acidentes e incidentes no local.
A PRE pediu aos motoristas que evitem utilizar a RS 324 naquele trecho e optem pela BR 386, especialmente os que viajam para Santa Catarina. O conflito entre colonos e índios na região vem de muitos anos e culminou com a demarcação da área pela Funai. A desocupação deveria ter ocorrido até o final de julho, mas os colonos alegam que têm escrituras das áreas e só sairão mediante a aquisição de área pelo Estado para assentá-los.
Na próxima segunda-feira, ônibus de Bagé, Hulha Negra, Candiota, Dom Pedrito, Aceguá e outros municípios da região de Bagé se deslocarão para Passo Fundo, onde produtores participarão de um protesto contra as decisões judiciais que garantiram a permanência de invasores do MST na Fazenda Rio Bonito, em Pontão. Segundo o presidente da Comissão Fundiária da Associação/Sindicato Rural de Bagé, Antenor Teixeira, a categoria está mobilizada em todo o Estado para pressionar as autoridades e impedir que a decisão que condicionou a reintegração de posse ao proprietário à comprovação de produtividade vire jurisprudência. Segundo ele, a decisão do juiz da Comarca de Passo Fundo, Luiz Christiano Aires, referendada pelo TJ, gerou grande inconformidade na classe ruralista. Os produtores da região participarão de protesto às 15h de segunda-feira, em Passo Fundo, contra a invasão da fazenda de Plínio Formighieri, ocorrida no dia 15 por cerca de 600 sem-terra

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.