VOLTAR

Indígena Wai Wai formado em Arqueologia é aprovado para mestrado da UFMG

G1 https://g1.globo.com
29 de Nov de 2018

Indígenas da etnia Wai Wai estão fazendo história no oeste do Pará. O egresso de Arqueologia da Ufopa (Universidade Federal do oeste do Pará), Jaime Xamen Wai Wai passou em primeiro lugar nas vagas suplementares no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O resultado foi divulgado na segunda-feira, 26, três dias após a primeira mulher indígena Wai Wai, Zena Seyna, defender um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Ufopa, em Santarém, pelo curdo de Licenciatura em Pedagogia.

Jaime concluiu a graduação na Ufopa em 2017. Ele defendeu trabalho de conclusão de curso sobre "Levantamento Etno-arqueológico sobre a Cerâmica Konduri e Ocupação dos Wai Wai na região da Terra Indígena Trombetas-Mapuera (Pará, Brasil)", orientado pelo Prof. Dr. Claide Moraes e coorientado pela Prof. Camila Jácome; teve como um dos objetivos interpretar os vestígios arqueológicos cerâmicos Konduri que ocorrem no rio Mapuera.

Logo que concluiu a graduação, Jaime se dedicou ao projeto do mestrado e começou a desenvolver alguns trabalhos em Oriximiná, no oeste paraense, junto à Associação dos Povos Indígenas do Mapuera.

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2018/11/29/indigena-wai…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.