VOLTAR

Indígena é o 1o suruí a ser aprovado em um programa de mestrado em RO

G1- http://g1.globo.com
Autor: Rogério Aderbal
01 de Ago de 2016

Com um projeto que visa o mapeamento cultural como forma de fortalecimento da gesta~o territorial da Terra Indigena Sete de Setembro em Cacoal (RO), Gasodá Surui de 37 anos foi aprovado no mestrado em Geografia da Universidade Federal de Rondonia (Unir) e se tornou o primeiro suruí a ser aceito em um programa a nível de mestrado.

Segundo a Unir, é a primeira vez na história da universidade que o Programa de Pós-Graduação em nível de Mestrado terá discentes indígenas. Francisco Oro Waram, de Guajará-Mirim (RO) é o outro indígena aprovado.

Formado em turismo, Gasodá atua como pesquisador indígena e coordenador cultural da Associaça~o Metareilá do Povo Indigena Surui. De malas prontas para Porto Velho, onde deve residir durante os primeiros semestres de estudo, ele lembra que tudo começou quando tinha apenas 11 anos e teve que deixar sua aldeia e ir para cidade em busca de um lugar onde pudesse seguir com seus estudos.

"Como onde eu morava só oferecia estudos até o 4o ano do ensino fundamental e sempre tive vontade de estudar fui obrigado a deixar minha família na aldeia e vim para cidade onde prossegui na escola. Depois de muita luta me tornei um dos primeiros suruís a ter uma graduação de nível superior e agora sou o primeiro a ser aprovado em um mestrado na Unir. Sei que nos últimos anos houve grandes avanços que possibilitaram o ingresso dos índios na universidade, porém acredito que nada vem de graça. Toda conquista exige uma boa carga de esforço e dedicação, como foi meu caso", revela.

Sem esquecer de suas origens e preocupado em ajudar seu povo a produzir com mais eficiência para garantir sua permanência na floresta, o indígena se dedicou a estudar e pesquisar formas de produção mais sustentável.

"Minha pesquisa tem por objetivo conscientizar os suruís de como eles podem usar o território sem colocar em risco o potencial e as riquezas que a floresta oferece a eles. A partir desse conhecimento vamos conscientizar também o mundo não indígena a trabalhar em parceria para o desenvolvimento do planeta de forma responsável e justa", expõe.

Sempre com os livros nas mãos, Gasodá deixa claro que sua busca pelo conhecimento não tem ponto final. "Assim que concluir o mestrado vou tentar um doutorado na área. Também quero montar uma instituição dentro da aldeia para dar apoio técnico na elaboração de projetos de produção sustentável", aponta.

http://g1.globo.com/ro/cacoal-e-zona-da-mata/noticia/2016/08/indigena-e…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.