VOLTAR

Indígena disputa vaga a deputado pelo PC do B

JCNET https://www.jcnet.com.br/
29 de Jul de 2018

O representante do Estado de São Paulo na Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação e Cultura (MEC) Irineu Nje'a teve o seu nome oficializado como candidato a deputado estadual do PC do B na tarde deste domingo (29).

Irineu concorre por Bauru e faz parte da Frente Indígena que lançou vários candidatos. Da etnia terena da Aldeia Kopenoti, onde reside seus pais, Irineu tem se destacado em atividades em defesa da cultura indígena. "É preciso democratizar e desconstruiu os preconceitos que ainda há com cultura indígena", justificou sobre a candidatura a deputado.

Em 2008, ele graduou-se em história pela Universidade do Sagrado Coração, atuando como professor nas escolas da Rede Pública e também especializou-se em Antropologia da Cultura pela mesma universidade.

Irineu é considerado o primeiro primeiro escritor indígena de Bauru publicou os livros ilustrados "Mito de Origem Terena", "Mito da Criação Guarani", "Mito da Criação Kaigang", além de artista plástico com técnica no manuseio da cerâmica na cultura peculiar Terena. E agora pretende atuar na política e é mais um dos candidatos a uma vaga na Assembleia paulista.

https://www.jcnet.com.br/Politica/2018/07/indigena-de-bauru-vai-disputa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.