VOLTAR

Indígena de 21 anos se suicida em Amambaí

Midiamax News
Autor: Jacqueline Lopes
05 de Mai de 2008

O índio guarani da aldeia Limão Verde, em Amambaí, Joanir Martins, de 21 anos, foi encontrado enforcado dependurado em uma árvore. O corpo estava amarrado a uma corda e foi encontrado à meia-noite. A cidade do Sul do Estado fica a 340 quilômetros de Campo Grande.

A Polícia Civil registrou este caso como mais um suicídio indígena. A única informação que consta no boletim de ocorrência é que o jovem usava jeans e camiseta e foi encontrado morto na aldeia.

No dia 10 de abril o Midiamax trouxe matéria sobre o problema enfrentado pelo povo guarani. São usados lençol, camisas, cadarços, cordas. Em 2007, dos 27 suicídios em todo o país, 23 aconteceram no estado, segundo compilação das notícias de jornais, constante no relatório que o Cimi (Conselho Indiginista Missionário) divulgou hoje. Os números da Funai (Fundação Nacional dos Índios), também mencionados no relatório, apontam uma incidência ainda maior: 35 suicídios no estado em 2007.

O guarani não se fere e utiliza o enforcamento para demonstrar o calar-se, o que está preso na garganta, segundo especialistas. As agonias enfrentadas pela cultura indígena que enfrenta o confinamento fundiário.

Em Mato Grosso do Sul, a situação é preocupante não apenas pela maior incidência de suicídios, mas também pela progressão dos casos. O levantamento do Cimi aponta que o estado é o único do país que registrou aumento de suicídios de índios de 2006 para 2007.

Dos 33 casos ocorridos em 2006 no Brasil, 19 (57%) foram em Mato Grosso do Sul. Em 2007, os suicídios de indígenas brasileiros reduziram para 27. No entanto, Mato Grosso do Sul apresentou movimento inverso: avanço de 21%, passando de 19 para 23 casos. Com relação ao total do país, a participação do estado subiu para 85%.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.