Governo do Estado de Rorâima - http://www.portal.rr.gov.br
Autor: Rebeca Lopes
02 de Jan de 2015
Natural da comunidade do Barro, município de Pacaraima, dentro da Terra Indígena Raposa/Serra do Sol, o técnico agrícola da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária), Ozélio Izidório Messias, 48 anos, assumiu a Secretaria Estadual do Índio.
Com 28 anos de serviços na Embrapa, disse que desde o ano de 2000 estava trabalhando como elo entre Embrapa e organizações indígenas, como CIR (Conselho Indígena de Roraima), Sodiur (Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima), Alidicir (Aliança de Integração e Desenvolvimento das Comunidades Indígenas de Roraima), Omir (Organização das Mulheres Indígenas de Roraima).
Por meio dessa parceria foi desenvolvido o projeto VAI (Valorização da Agricultura Indígena), da Embrapa, que trabalha na transferência de tecnologia junto às comunidades indígenas. Segundo Messias, depois da homologação da terra indígena Raposa/Serra do Sol, houve necessidade de criar incentivos para que as comunidades produzissem.
Como conhecedor da realidade indígena, o secretário destacou que as primeiras ações serão a de trabalhar a cultura da mandioca e a valorização do artesanato indígena. "As comunidades sabem trabalhar a cultura da mandioca, que é a base da alimentação indígena, que faz o caxiri, a farinha, a tapioca e muitas comidas típicas indígenas. Então, precisamos incentivar essa produção", explicou.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.