VOLTAR

Índias coletam sementes nativas para reflorestamento no Espirito Santo

Século Diário - http://www.seculodiario.com
Autor: Ubervalter Coimbra
13 de Mar de 2015

Toda a biodiversidade de aproximadamente 50 mil hectares da mata atlântica no Espírito Santo foi destruída quando a Aracruz Celulose (Fibria) derrubou a mata nativa para implantar seus eucaliptais. Agora, como se arrependida por tamanha agressão à natureza, a empresa tomou a iniciativa de capacitar mulheres indígenas para coletar sementes nativas.

Segundo informa o governo do Estado, o projeto é "iniciativa" da Aracruz Celulose (Fibria). Tem como parceiro a Kambôas Socioambiental e apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Secretaria Municipal de Agricultura de Aracruz. Os índios desenvolvem o que foi chamado de Plano de Sustentabilidade Tupinikim e Guarani no Estado.

Os primeiros plantios de eucalipto da Aracruz Celulose começaram em novembro de 1967. Nesta ocasião, a empresa já havia grilado terras dos quilombolas, pequenos produtores rurais e dos índios.

Dos quilombolas, a empresa tomou, seja comprando por preços vis a partir de sedução com promessa de empregos e bons salários, ou pela força, 50 mil hectares. Dos índios, a empresa usurpou 40 mil hectares dos quais, após décadas de luta, os índios conseguiram retomar 18.027 hectares.

No seu processo de implantação, a Aracruz Celulose usou correntões puxados lateralmente por dois tratores de grande porte, para destruir toda a mata atlântica. Nada da fauna conseguia sobreviver depois da destruição da vegetação.

Os plantios de eucalipto formaram o Deserto Verde. Não há mais água, tampouco o solo consegue oferecer os nutrientes que as plantas precisam.

Agora, com seu projeto de recuperação de sementes nativas, a Aracruz Celulose anuncia a formação de 89 coletores de sementes. Pouco conseguem: só sementes de saboneteira (girica), cocoa naiá e imbuí, boleira, geri, feijão de porco, algodão,mulungu, e umas poucas outras.

Depois de primeiro negar a existência dos índios, e depois destruir sua cultura, agora a Aracruz Celulose também se diz preocupada com a recuperação das sementes crioulas. O governo informa que o milho Fortaleza está sendo cultivado como parte deste processo.

http://www.seculodiario.com/21673/10/indias-coletam-sementes-nativas-pa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.