VOLTAR

Índia Kaingang conclui mestrado em Direito

Funai-Brasília-DF
16 de Mai de 2006

Fernanda Kaingang, da etnia Kaingang, do Rio Grande do Sul, está entre as primeiras mulheres indígenas a concluir o mestrado no Brasil. Matriculada na cadeira de Direito, na Universidade de Brasília, ela defendeu a tese, no último dia 11, com o tema : Sobre a proteção dos conhecimentos tradicionais dos Povos Indígenas, em face da Convenção da Diversidade Biológica.

Fernanda se graduou em Direito na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), em 2000, e começou o mestrado dois anos depois. Na opinião dela, apesar do processo de seleção difícil e da rigoriosidade do curso "a escolha valeu a pena". O tema, define Fernanda, vai ao encontro da demanda dos povos indígenas pela preservação da cultura. Para ela, existem várias formas de se defender o direito indígena e a pesquisa acadêmica pode contribuir muito para alcançar essas demandas das comunidades. "Acredito que agora me sinto mais capacitada para colaborar com o meu povo", finaliza.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.