VOLTAR

Índia de 15 anos atendida em Colíder e Sinop pode ter morrido de febre amarela

Só Notícias
14 de Fev de 2008

A vítima é proveniente do município de Juara, uma jovem de 15 anos, da etnia Munduruku, que faleceu em Dezembro de 2007. Logo após a morte veio a suspeita da doença e foram solicitados os exames. A Secretaria Estadual de Saúde ainda não confirmou se a causa da morte foi febre amarela.

A jovem sentiu os sintomas e passou por tratamento no hospital local e posteriormente foi transferida para a Cidade de Colíder. Após alguns dias de internação no Hospital Regional ela foi transferida para a Unidade de terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santo Antônio de Sinop, já que o mesmo é referência em tratamento na área de saúde para os demais municípios. Após um dia de internação, a mesma veio a falecer.

A Prefeitura de Sinop reitera junto a Secretaria de Saúde do Estado a necessidade de enviar pelo menos 20 mil doses da vacina para Sinop. O Pólo Regional de Saúde de Sinop confirmou a chegada de 15 mil doses para o início da próxima semana.

"Várias ações já foram desenvolvidas para evitar a doença. Entre elas o monitoramento de macacos que vivem nas reservas florestais localizadas dentro da cidade. Além disso, o pedido para o envio de vacinas é constante", explicou o coordenador da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Alberto Knoshita.

Na última sexta-feira (8), mais 2 mil doses da vacina contra febre amarela foram distribuídas nos Postos de Saúde da Família. Vale ressaltar que a população não precisa se alarmar, uma vez que a índia contraiu a doença em sua tribo localizada em zona de mata próximo ao município de Juara. E, em Sinop, não há registros de nenhum caso.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.