VOLTAR

Incra inicia assentamento de famílias no Vale do Juruá

Agência de Notícias do Acre - www.agencia.ac.gov.br
10 de Fev de 2009

A Justiça Federal concedeu à Superintendência Regional do Incra no Acre a imissão de posse nos seringais Triunfo II, no município de Marechal Thaumaturgo, e Miritizal, em Cruzeiro do Sul. As áreas destinadas à reforma agrária estão situadas às margens do Rio Juruá, onde cada imóvel será transformado em Projeto Agroextrativista (PAE), abrigando cerca de 350 famílias.

As áreas destinadas ao Incra para reforma agrária já vinham sendo trabalhadas desde 2006 e vão contar com o modelo do projeto agroextrativista para essas localidades que visa a implantação da atividade de manejo da flora e da fauna por meio de técnicas sustentáveis sem agredir o meio ambiente, assim como a criação de animais para o próprio consumo.

O seringal Triunfo II tem uma área fértil para a agricultura familiar. Mede 7.024 hectares e vai ser destinada às pessoas que vivem no Parque Nacional da Serra do Divisor, que por ser uma unidade de proteção não pode ser habitada.

Cerca de 270 famílias vivem como posseiras no seringal Miritizal, que tem área de 5.064 hectares, e praticam atividades agrícolas e de pesca. A área fica no perímetro urbano de Cruzeiro do Sul e tem área propícia à atividade hortifrutigranjeira, que, segundo levantamento do Incra, pode suprir a demanda para a região.

Segundo o superintendente do Incra no Acre, Carlos Augusto Lima Paes, o órgão já dispõe de um cadastro das famílias que esperam por áreas de reforma agrária. Por isso o processo de ocupação dessas áreas é automático e elas começam a ser chamadas para os seringais.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.