VOLTAR

Incêndios destroem fazendas e reserva indígena no sul de Mato Grosso

Globo Amazônia - http://www.globoamazonia.com/
15 de Set de 2010

Incêndios na região de Rondonópolis, em Mato Grosso, atingiram fazendas e uma reserva indígena no sul do estado. Plantações e animais foram atingidos pelas chamas, que são combatidas por brigadistas.

A única aldeia indígena da região, onde vivem 85 famílias, perdeu parte de sua prodição de feijão e de banana, bases da economia no local. Vento forte e vegetação seca contribuíram para que o fogo se alastrasse rapidamente.

Para controlar as chamas na aldeia, brigadistas e o Corpo de Bombeiros contam com a ajuda de dois aviões da Defesa Civil de Mato Grosso.

Já a paisagem de fazendas destruídas pelo fogo é vista com dificuldade por conta da fumaça. "Carrego água em baldes, vou jogando e pedindo a Deus que pelo menos o povo sobrevivesse", diz a agricultora Ana Paula Arantes.

No campo, mais de 60 animais morreram queimados, e os que sobreviveram terão de ser sacrificados. "Por mais que você tente ajudar, não tem como andar mais, não tem como se alimentar mais. Então, você vai ter que sacrificar eles", diz o criador Josemar Alves Gomes.

"O grande vilão que está nos prejudicando é o vento muito forte. Nossas equipes conseguiram debelar as chamas e elas recomeçaram. O vento colocou em risco nossa própria equipe", explica o comandante Vanderlei Bonoto.

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1618182-16052,00-INCENDIOS+…
O+GROSSO.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.