VOLTAR

Incêndio em parque no Tocantins é controlado

Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com
21 de Jul de 2010

O incêndio no Parque Nacional do Araguaia, no Tocantins, foi controlado. O coordenador Fernando Tambelini Tiseanel explica que a área de preservação está sendo monitorada e equipes estão percorrendo o parque, nesta quarta-feira (21), para descobrir se ainda há focos de queimada.

"O fogo se extinguiu, mas estamos verificando que ainda existem alguns pontos de calor dentro do parque que podem ou não significar incêndio", afirmou ao G1. "Se ainda existir alguma chama, elas estão em locais mais restritas, não tem a dimensão do incêndio dos últimos dias." O coordenador do parque explica que os pontos de calor foram apontados por imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Na última avaliação, feita na última sexta-feira (16), 56 mil hectares de vegetação tinham sido queimados pelo fogo, o que representa 10% da área de preservação. O parque tem área de 562 mil hectares. Ainda não há um levantamento do número de animais que morreram por causa do incêndio. Uma perícia será realizada para identificar as causas do fogo.

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=108857

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.