VOLTAR

Incêndio e tiros mostram que situação local é crítica

Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT
29 de Ago de 2003

Na madrugada do dia 14, a sede da Funai em Primavera foi incendiada. Dois dias antes, fazendeiros e xavantes se envolveram em confusão no posto Barril durante abordagem a uma equipe da Funai que estava fazendo os trabalhos de demarcação das áreas. Um índio disparou dois tiros para o ar. A situação foi controlada com a chegada das polícias Civil e Militar.

Por determinação do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, seu chefe de gabinete Sérgio Sérvulo da Cunha, bem como o presidente interino da Funai, Antonio Pereira Neto, foram enviados a Cuiabá para discutir uma solução com o governador Blairo Maggi. A reunião aconteceu no dia 20 no Palácio Paiaguás e contou com as presenças do prefeito de Primavera Érico Piana, secretários, deputados, superintendente regional da Polícia Federal, Delci Teixeira e representantes dos produtores rurais. Na pauta, a definição de um projeto para melhorar a qualidade de vida dos Xavantes. Maggi propôs construir escola, posto de saúde e ceder veículos e máquinas para o plantio. Índios deveriam devolver equipamentos.

Da parte da Associação dos Produtores Rurais de Primavera do Leste, já existem planos de fazer parcerias para desenvolver com os índios projetos de agricultura, piscicultura, os quais implicam, também na aquisição de equipamentos, tais como trator e também insumos agrícolas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.