VOLTAR

Incêndio criminoso destrói escola em aldeia Xakriaba após protesto pacifico de indígenas

Monitor do Oriente - monitordooriente.com
25 de Jun de 2021

Na madrugada desta quinta-feira (24), uma aldeia indígena Xakriabá foi incendiada em São José das Missões, Minas Gerais. O fogo destruiu uma escola e uma casa de medicina tradicional, na Aldeia Barreiro Preto, e ninguém ficou ferido. Na quarta-feira, os indígenas protestaram de forma pacífica contra a aprovação do Projeto de Lei 490 e fecharam a BR-135, entre São João das Missões e Manga, por cerca de cinco horas.

Segundo o G1, o prefeito da cidade Jair Cavalcante Barbosa disse que espera que a justiça seja feita e que tudo indica que foi um ato criminoso. De acordo com a Polícia Federal, as circunstâncias do incêndio ainda são desconhecidas.

A líder Célia Xakriába organizou uma campanha de arrecadação online para ajudar na reconstrução da escola Xukurank e Casa da Medicina Tradicional Xakriabá, entretanto, não será possível recuperar todos os documentos e arquivos perdidos. "Estamos vivendo em cortina de fumaça, com os direitos indígenas sendo saqueados, ontem acabaram de votar PL 490, que anula a Demarcação dos Territórios Indígenas. Já não basta cenário de guerra, precisa provocar outras guerras?" escreveu. "[O incêndio] vai prejudicar a vida, não somente de quem trabalha na escola, de todo mundo. A escola vai ter dificuldade de caminhar sem a vida documental de cada criança, de cada pessoa que precisar, de um jovem que quiser sair pra estudar, de todo mundo que tem trajetória escolar."

O projeto de lei 490/2007 determina que são terras indígenas aquelas que estavam ocupadas pelos povos tradicionais em 5 de outubro de 1988; necessitando da comprovação da posse de terra no dia da promulgação da Constituição Federal.

O que restou da escola Xukurank e da Casa de Medicina. Bora contribuir, pessoal! Ajudem a divulgar! pic.twitter.com/ltvMB26nFt
- uma posição de internet (@coalacroata) June 25, 2021

https://www.monitordooriente.com/20210625-incendio-criminoso-destroi-es…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.