VOLTAR

Incêndio atinge reserva indígena

Primeira Hora-Cuiabá-MT
24 de Set de 2003

Um incêndio iniciado ontem destruiu parte da mata da aldeia Tadarimana [a 27 quilômetros de Rondonópolis]. O fogo tem uma extensão de cerca de três quilômetros e preocupa a Defesa Civil, que sobrevoou o local para identificar onde está o foco e qual a estratégia que será usada para o combate.
O Corpo de Bombeiros informou que o fogo começou ainda pela manhã, mas somente no início da tarde a equipe foi solicitada. Quatro homens com abafadores e um caminhão-pipa foi mandado ao local. Homens da Defesa Civil e do Ibama também trabalharam durante toda a tarde para tentar conter o fogo.
O coordenador da Defesa Civil, Marcelo Cardinal, ressaltou que um outro sobrevôo será feito amanhã pela manhã e que os brigadistas, pessoas treinadas para apagar o fogo, devem se dirigir à aldeia dos Bororo.
A aldeia Tadarimana queima todos os anos, destruindo a mata e prejudicando a procriação de animais, entre eles as araras que se acasalam nesta época do ano. A área indígena tem cerca de 9 mil hectares, onde vivem 300 índios. No ano passado, pelo menos 90% deles foram queimados.
TREINO - Instrutores do Ibama e do Corpo de Bombeiros conduzem esta semana um curso básico para capacitação de brigadistas, direcionado a 33 representantes de órgãos públicos federais e estaduais, além de ongs.
As atividades compreendem desde noções básicas de segurança e prevenção até situações reais de combate a incêndios florestais. Após a conclusão do curso, programada para a próxima quinta-feira, os novos brigadistas poderão atuar no reforço a possíveis ocorrências mais graves.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.