VOLTAR

Incêndio atinge nove mil hectares de área bororo

Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT
Autor: Anderson Pinho
25 de Set de 2003

Um incêndio florestal já destruiu parte dos 9 mil hectares da reserva indígena Tadarimana, dos índios Bororo, em Rondonópolis - a 198 Km de Cuiabá. O fogo supostamente começou com a queima de restos de roça de toco, pelos próprios índios, por volta das 14 horas de terça-feira. Um sobrevôo na região atingida constatou que o incêndio tem uma extensão de cerca de três quilômetros e o seu controle mobiliza um efetivo de cerca de 50 homens de organismos governamentais e não-governamentais.

O coordenador do Prevfogo/Ibama, Romildo Gonçalves, informou que estaria remanejando 15 brigadistas do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães para auxiliar no trabalho de combate às chamas. "Estamos oferecendo toda estrutura necessária para debelar o fogo. Autorizamos, inclusive, a compra de todo material que for indispensável, como enxadas, facões, foice", explicou o dirigente.

O helicóptero do Ibama fez um sobrevôo na região na tentativa de saber a localização dos focos de incêndio.

De acordo com o fiscal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Roo (Sedma), Lindomar Alves, em 2001, aquela reserva indígena foi palco de um incêndio que durou 10 dias e destruiu metade da área Tadarimana.

"A fumaça da aldeia já cobre parte dos bairros Jardim Atlântico e Jardim Europa", disse.

Homens da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema), Corpo de Bombeiros, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Defesa Civil Municipal, Sedma e índios da reserva, estão no local tentando fazer o controle do fogo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.