VOLTAR

Incêndio atinge aldeia indígena na Zona Norte

G1 - g1.globo.com
07 de Ago de 2008

Moradora conta que o fogo destruiu cinco casas de madeira da tribo Guarani.
Incêndio teria começado com queda de uma vela e não houve feridos.

Um incêndio destruiu cinco casas em uma aldeia indígena na Zona Norte de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (7). Segundo os moradores, o fogo teria começado com a queda de uma vela, que estava na mão de uma criança. Com o vento, as chamas se alastraram rapidamente. Apesar disso, não houve feridos. Três carros do Corpo dos Bombeiros foram para o local.

"Todo mundo conseguiu sair de suas casas. Foi só a perda material mesmo", contou Soraia Zanzine. Ela é diretora do Centro Educacional de Cultura Indígena, que fica na aldeia, localizada perto do Pico do Jaraguá. Segundo Soraia, o fogo começou às 14h45 e, meia hora depois, os bombeiros só faziam o trabalho de rescaldo, porque o incêndio estava controlado.

Soraia disse que as casas queimaram rápido porque eram de madeira e porque o vento forte espalhou as chamas. Na aldeia dos índios Guarani, moram cerca de 380 pessoas. Desse total, Soraia informou que 140 são crianças de até 7 anos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.