G1 - https://g1.globo.com/
02 de Fev de 2025
Inaugurado o primeiro cinema indígena do Norte do Brasil em Manaus
2-3 minutos
Idealizado pela produtora indígena Thaís Kokama, o "Cine Aldeia" começou em 2019 com exibições de filmes para crianças da aldeia.
Inaugurado o primeiro cinema indígena do Norte do Brasil em Manaus
Inaugurado o primeiro cinema indígena do Norte do Brasil em Manaus
Foi inaugurado neste sábado (1o), o primeiro cinema indígena do Norte do Brasil, localizado na Aldeia Indígena Inhaã-bé, no Tarumã-Açu, zona Oeste de Manaus. O projeto "Cine Aldeia" foi contemplado pelo edital Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).
Idealizado pela produtora indígena Thaís Kokama, o "Cine Aldeia" começou em 2019 com exibições de filmes para crianças da aldeia. Ao longo dos últimos três anos, a comunidade recebeu atividades e oficinas de cinema, além de ser usada como set de filmagens para produções nacionais e internacionais, estimulando a prática cinematográfica local.
"Foi um grande desafio, tivemos complicações com a estiagem, mas conseguimos. Agora, estamos fazendo essa inauguração com sentimento de dever cumprido", disse Thaís Kokama, que afirmou estar realizada com a entrega do projeto.
Durante a inauguração, foram exibidos oito curtas-metragens, que ficarão em cartaz nos primeiros meses de 2025, além do documentário "Traços da Resistência", dirigido e produzido por Thaís Kokama.
O projeto foi selecionado pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural - Audiovisual (Edital 004/2023), com o apoio da Lei Paulo Gustavo, Prefeitura de Manaus, Concultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2025/02/02/inaugurado-o-primei…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.