VOLTAR

Inauguração de colégio indígena marca Dia do Índio em São Miguel do Iguaçu

CBN da Foz - http://cbnfoz.com.br/
Autor: Natalia Souza
19 de Abr de 2013

O Dia do Índio, comemorado nesta sexta-feira (19), será marcado com a inauguração oficial do Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo, em São Miguel do Iguaçu.

A ação é de autoria do Governo do Estado. O secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns, participa da solenidade.

A unidade é uma das 11 que o Governo instalou em comunidades indígenas nos últimos dois anos, além de outras duas que já têm processo de licitação aberto.

Atualmente, existem 36 terras indígenas no Paraná, com 18 mil habitantes.

Além das escolas, essas comunidades são atendidas pelo governo estadual com sistemas de energia, vacinação, atenção a gestantes, novas moradias e, em breve, assistência técnica para o plantio agrícola.

"Com as novas escolas e outras ações que estamos realizando para apoiar as comunidades indígenas, crianças e adultos passam a ter mais qualidade de vida", diz o governador Beto Richa.

A construção das 13 novas escolas indígenas totaliza investimentos de R$ 18,9 milhões.

As duas que ainda serão construídas ficarão na Ilha da Cotinga, em Paranaguá, e em Inácio Martins, na região Centro-Sul do estado.

A medida possibilitará que crianças das aldeias estudem na própria comunidade com professores indígenas.

Neste ano, a primeira turma de professores indígenas bilíngues guarani e a segunda turma caingangue do Estado foram diplomadas em Guarapuava.

Os 66 docentes são habilitados a lecionar na educação infantil das escolas de suas respectivas aldeias. O Estado passou a contar com 97 professores indígenas atuantes em suas comunidades.

http://cbnfoz.com.br/noticias-de-foz-do-iguacu/editorial/foz-do-iguacu/…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.