VOLTAR

Inauguração da Casa de Oração Guarani-Kaiowa

Ministério da Cultura - http://www.cultura.gov.br/site/2009/12/17/casa-de-reza-do-guyra-roka/
17 de Dez de 2009

Representantes do MinC participam de cerimônia no município de Caarapó, no Mato Grosso do Sul

Nesta sexta-feira, dia 18 de dezembro, no Mato Grosso do Sul, o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Américo Córdula, e o coordenador-geral de Promoção da Diversidade, Difusão e Intercâmbio Cultural da SID/MinC, João Gonçalves, participam da inauguração da Casa de Oração Guarani-Kaiowa.

O espaço, destinado para cerimônias religiosas, denominada óygusu na língua guarani, está localizado na aldeia Tekoha do Guyra Roka, no município de Caarapó, na região da Grande Dourados, onde a casa de oração foi construída. O evento faz parte da série de ações promovidas e apoiadas pela SID/MinC visando buscar o fortalecimento e o reconhecimento das expressões culturais indígenas.

Desde 1978, os Kaiowa e Ñandéva (Ava Guarani) do Mato Grosso do Sul realizam assembleias denominadas Aty Guasu, quando refletem sobre seus problemas, discutem soluções possíveis e realizam cultos a suas entidades sagradas. A Casa de Reza fortalecerá a realização de cerimônias religiosas da etnia e servirá de espaço para esses encontros, protegendo a identidade étnica Kaiowa.

O apoio da SID/MinC permitiu que a construção da Casa de Reza fosse realizada pela própria comunidade Kaiowa do Guyra Roka, segundo suas concepções arquitetônicas e formas de trabalho.

A inauguração fará parte do ato de abertura do Encontro dos Povos Guarani da América do Sul - Nhemboaty Guaxu Nhande Reko Resakã Yvyrupa. Estarão presentes cerca de 30 líderes religiosos Kaiowa e seus yvyraija (apoiadores dos cantos), totalizando mais de cem pessoas. De acordo com Ambrósio Vinhalva, cacique guarani-kaiowa, o momento será para "abençoar os brancos que estão envolvidos na organização do Encontro e preparar o caminho para que tudo corra bem".

O Encontro Guarani será realizado de 2 a 5 de fevereiro de 2010, no tekoha guarani-mbya do Añetete, município de Diamante D'Oeste, no Paraná. Durante o evento estarão reunidos cerca de 800 Guaranis Mbya, Chiriguano, Kaiowa, Ñandéva, Pai-tavyterã e Ache-guayaki do Brasil, da Bolívia, do Paraguai e da Argentina, numa celebração que visa fortalecer a identidade étnica e promover as expressões culturais desses povos.

Além dos indígenas, estarão presentes representantes do Ministério da Cultura, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), da Fundação de Apoio à Pesquisa de Mato Grosso do Sul (FAPEMS), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), do Pontão de Cultura Guaicuru de Campo Grande e do Instituto Empreender, parceiro na execução dessas ações.

(Comunicação - SID/MinC)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.