VOLTAR

Impasse e tensão no conflito do Xingu

O Estado de São Paulo (São Paulo - SP)
04 de Abr de 1984

Em Goiânia, o presidente da Funai, Otávio Ferreira Lima, participou de reunião com representantes da Associação dos Fazendeiros do Xingu, que entregaram um documento pedindo uma solução para o conflito de terra com os Kayapó Metyktire. Contudo, Ferreira Lima declarou que o problema criado com a retenção da balsa do rio Xingu e da rodovia BR-080 deve ser solucionado pelo Departamento de Estrada de Rodagem do Mato Grosso.
Em Brasília, com medo de uma possível invasão durante o II Encontro de Lideranças Indígenas, as tropas de choque da Polícia Militar circulavam pelas áreas do Ministério do Interior, da Funai e do Congresso. Ao saber do fato, o deputado Mário Juruna dirigiu-se à Funai, e desabafou "A Funai tem segurança apenas para ela e nunca para proteger o índio".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.