VOLTAR

Imagens do cotidiano às margens do Rio Ribeira

OESP, Caderno 2, p. C4
23 de Fev de 2019

Imagens do cotidiano às margens do Rio Ribeira
São 59 fotografias em preto e branco que foram captadas nos últimos 5 anos por Ricardo Martinelli e Paulo Jolkesky

Adriana Ferraz, O Estado de S. Paulo
23 de fevereiro de 2019 | 03h00

Registros fotográficos foram feitos ao longo de 470 km do Rio Ribeira Foto: Ricardo Martinelli
Há 20 anos eles percorrem a calha do Rio Ribeira de Iguape, na divisa de São Paulo com o Paraná, em busca de cavernas. Há cinco registram em suas lentes os rostos e as histórias de sua gente. O resultado desse contato próximo dos fotógrafos Ricardo Martinelli e Paulo Jolkesky com a população ribeirinha, ao longo dos 470 quilômetros do rio, subiu a serra e pode ser conferido a partir deste domingo, 24, em exposição própria no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.

O projeto Retratos do Ribeira é um documentário fotográfico de um diversificado mosaico de culturas que abrange antigos colonos japoneses, alemães e italianos, diversas áreas quilombolas, aldeias indígenas e caiçaras do litoral paulista. O público poderá conferir 59 fotografias em preto e branco que revelam os rostos e o dia a dia de quem vive às margens do Ribeira e enfrenta o desafio diário de preservar áreas remanescentes de Mata Atlântica e desenvolver uma economia local sustentável.

Durante a jornada pelo rio, Martinelli e Jolkesky, que também são espeleólogos, registraram mais de 12 mil imagens da região entre idas e vindas pelas margens num total de 6 mil quilômetros rodados.

"A exposição é uma homenagem à vida e à natureza. Impossível não se emocionar com as imagens que compõem a mostra e que nos fazem participar das alegrias e aflições de um povo diverso, mas unido geograficamente por um dos últimos grandes rios do Brasil sem barragens", diz Martinelli.

As imagens escolhidas para compor a exposição estampam as tarefas cotidianas dos moradores, como a pesca e as travessias pelo rio, o sustento pelo artesanato local e as festas religiosas transformadas em romarias pelo rio. Após a visita, os autores esperam que ao menos uma pergunta seja levantada pelos visitantes: "O que estamos fazendo para preservar nossas tradições?".

RETRATOS DO RIBEIRA

Conjunto Nacional. Av. Paulista, 2.073, piso térreo. Abertura domingo (24/2), às 15h30.

2ª a sáb., 6h/22h; dom., 10h/22h. Até 14/3

OESP, 23/02/2019, Caderno 2, p. C4

https://cultura.estadao.com.br/noticias/artes,mostra-em-sp-reune-imagen…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.