VOLTAR

Imagens do Cerrado

MMA - http://www.mma.gov.br
31 de Jan de 2013

Imagens que traduzem a beleza do cerrado serão exibidas no Parque Nacional de Brasília. A coletânea mostra fragmentos da fauna e da flora da savana tropical mais rica do mundo foi produzida pelos repórteres fotográficos Martim Garcia e Paulo de Araújo, da Assessoria de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A exposição será aberta nesta sexta-feira (01/02), às 10h, e poderá ser visitada até 31 de maio no Centro de Educação Ambiental do local.

O evento marcará a revitalização do Centro de Educação Ambiental do parque, que será colocado à disposição para a apresentação de atividades correlatas. Com o mote "O Cerrado e o Parque Nacional de Brasília", a abertura do espaço contará ainda com a inauguração da exposição Habitantes do Cerrado, do fotógrafo Paulo de Tarso Penna da Costa. O trabalho contrasta paisagens urbanas e rurais do bioma.

ALERTA

As mostras têm o objetivo de alertar os visitantes do parque sobre a importância de preservação do cerrado. Além das duas exposições fotográficas, a inauguração do Centro de Educação Ambiental terá a apresentação do áudio da arquiteta, urbanista, escritora e ambientalista Regina Fittipaldi e a exibição de imagens capturadas pelos servidores do parque.

A maior parte das fotografias de Martim Garcia e Paulo de Araújo teve como cenário o Parque Nacional de Brasília, que está sob a responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A exposição retrata, também, a vegetação presente na área central de Brasília e a biodiversidade da Chapada dos Veadeiros.

Os instantâneos mostram um bioma em transformação e revelam a fragilidade e a força do cerrado. Reunidas ao acaso, as imagens formam um compilado despretensioso, simples, básico, porém representativo. A exposição já foi exibida no Jardim Botânico de Brasília e apreciada pelos milhares de frequentadores que usam o espaço.

Segundo pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), o Distrito Federal dispõe dos principais exemplares do cerrado por concentrar grande parte da biodiversidade da savana. Além disso, o DF tem a maior proporção de cerrado em áreas de proteção, a exemplo do Parque Nacional e do Jardim Botânico de Brasília.

SERVIÇO

Abertura do Centro de Educação Ambiental e das exposições "Cerrado" e "Habitantes do Cerrado"
Data: 1o de fevereiro, às 10h
Local: Parque Nacional de Brasília (acesso pela entrada de serviço)
Visitação: De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

http://www.mma.gov.br/informma/item/9025-imagens-do-cerrado

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.