VOLTAR

Imagens de satélite mostram destruição de reserva em RO

Globo Amazônia - www.globoamazonia.com.br
Autor: Iberê Thenório
01 de Dez de 2008

Desde que foi criada, em 1988, a Floresta Nacional de Bom Futuro, em Rondônia, já perdeu 28% da sua área de florestas. A área desmatada, de 773 km², é equivalente a cerca de duas vezes a Ilha de Santa Catarina. Uma reportagem do Fantástico exibida no último domingo (30) mostra que a reserva está sendo invadida por madeireiros e criadores de gado.

A derrubada da mata foi detectada em imagens de satélites analisadas pelo Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (ProAE) do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), que contabiliza apenas os locais onde a floresta perdeu toda a sua cobertura - devastação conhecida como "corte raso".

Quando a equipe do ProAE detecta desmatamento em reservas, um alerta é emitido para o Ibama. "Na Bom Futuro, eram tantas derrubadas que em vez de fazermos dezenas de notas de alerta fizemos um estudo analisando apenas essa floresta", conta o gerente do Sipam em Porto Velho, José Neumar Silveira..

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.