VOLTAR

Imagens de satélite

CB, Brasil, p. 11
23 de Out de 2007

Imagens de satélite

Órgãos do governo federal, instituições de pesquisa e usuários não comerciais têm acesso, desde ontem, às imagens de satélite de alta resolução para fins de monitoramento de desastres ambientais, levantamento de recursos naturais e elaboração de cartas e mapas. O recurso está disponível no portal Alos (Advanced Land Observing Satellite) lançado oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua página na internet.

A iniciativa resulta de acordo de cooperação científica firmado em outubro de 2006 entre o IBGE e a Agência Espacial Japonesa (Jaxa), que criou o Alos e montou uma rede mundial de distribuição de dados com base em diversos países. O diretor do Departamento de Geociências do IBGE, Luís Paulo Souto Fortes, disse que a entrada em operação do satélite no Brasil "vai subsidiar o IBGE na melhora do conhecimento do território, por meio da produção de cartas e mapas atualizados de todo o território nacional".

CB, 23/10/2007, Brasil, p. 11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.