VOLTAR

Imagem do coditiano dos Munduruku é eternizada no prêmio World Press

Amazônia Real (Manaus - AM) - www.amazoniareal.com.br
Autor: Alberto Cesar Araujo
18 de Fev de 2016

O fotógrafo paulista Maurício Lima, 39, que atualmente trabalha para o New York Times, foi premiado na manhã desta quinta-feira (18) em duas categorias do mais prestigiado concurso de fotojornalismo mundial, o World Press Photo.

Uma das imagens contempladas na categoria Cotidiano foi esta realizada por Maurício Lima para reportagem da Al Jazeera America, na terra indígena indígena Sawré Maybu dos índios Munduruku, no rio Tapajós, no Pará. A imagem captou um momento especial de brincadeiras das crianças. Veja a reportagem aqui.

Atualmente o território Sawré Maybu é uma das áreas mais ameaçadas pelo projeto do governo federal de construção de um complexo de usinas hidrelétricas na bacia do rio São Luiz do Tapajós.

O projeto prevê o alagamento de partes significativas da terra Sawré Muybu, inviabilizando a vida no local. Leia mais sobre esse tema na reportagem da agência Pública: A batalha pela fronteira Munduruku.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.