VOLTAR

Imaflora é parte da Comissão Nacional para REDD+ (CONAREDD+)

Imaflora - https://www.imaflora.org/noticia
23 de Out de 2023

Imaflora é parte da Comissão Nacional para REDD+ (CONAREDD+)

23/10/2023
Autor(a): Imaflora

O Imaflora foi eleito para fazer parte do CONAREDD+ (Comissão Nacional para REDD+), grupo responsável por coordenar, acompanhar, monitorar e revisar a Estratégia Nacional para REDD+ do Brasil e por coordenar a elaboração dos requisitos para o acesso a pagamentos por resultados de políticas e ações de REDD+ no Brasil, reconhecidos pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

A Comissão é destinada a formular diretrizes e emitir resoluções sobre diversos temas relacionados à implementação de REDD+ no país, mecanismo que busca recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados em prol da conservação das florestas.
O Imaflora faz parte da chapa do terceiro setor, sendo suplente do Instituto Socioambiental - ISA, e formada também pelo Instituto Centro de Vida - ICV e IDESAM. Esperamos atuar de forma representativa por meio do diálogo aberto com outras organizações da sociedade civil que também atuam nessa agenda. Os objetivos iniciais mapeados por este grupo são:
No âmbito do mercado voluntário de REDD+:
- Garantir direitos e protagonismo de quem protege a floresta por meio das salvaguardas socioambientais;
- Garantir integridade socioambiental dos projetos implementados no Brasil;
- Permitir, de forma justa e com salvaguardas, o acesso de territórios coletivos à oportunidades via REDD+.
No Mercado Regulado Brasileiro:
- Promover CONAREDD como espaço para regulamentação sobre projetos de REDD no contexto do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE).
Em programas jurisdicionais:
- Garantir integridade dos programas jurisdicionais e implementação das salvaguardas;
- Estabelecer diretrizes mais claras para financiamento dos programas jurisdicionais de REDD+;
- Atualizar ou revalidar proposta de alocação de reduções de emissões entre os entes federativos;
- Estabelecer proposta de integração da contabilidade de reduções de emissões em níveis federal, estadual e projetos locais.

https://www.imaflora.org/noticia/imaflora-e-parte-da-comissao-nacional-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.