VOLTAR

Imaflora apresentará exemplo de negócio da sociobiodiversidade durante a Conferência Ethos

Imaflora - http://imaflora.blogspot.com.br/
Autor: Imaflora
29 de Ago de 2019

Imaflora apresentará exemplo de negócio da sociobiodiversidade durante a Conferência Ethos

Rede Origens Brasil® apresentará modelo de negócios inovador que conecta populações tradicionais e povos indígenas da Amazônia com empresas e consumidor final. Ecossistema agroalimentar também será tema de painel

As contribuições proporcionadas pela economia da floresta em pé e os impactos positivos para as populações tradicionais e indígenas, na cadeia produtiva e no mercado consumidor são os temas que o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) levará para a Conferência Ethos 360o, que acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O evento traz casos e iniciativas nacionais e internacionais que aperfeiçoam o debate e a experiência sobre as trajetórias econômicas, sociais e políticas para o desenvolvimento sustentável.

No painel "A potência da sociobiodiversidade: Povos da floresta e empresas unidos pela transparência e pela rastreabilidade para produzir cadeias virtuosas de valor", a gerente do Origens Brasil®, Patrícia Cota Gomes, representantes de duas empresas-membro da Rede Origens Brasil® (Pedro Wickbold, diretor de marketing e venda da Wickbold e André Tabanez, gerente regional de ingredientes da Firmenich), Pedro Pereira, extrativista da rede de cantinas da Terra do Meio, no Xingu, e Jeferson Straatmann, assessor de arranjos produtivos locais do ISA (Instituto Socioambiental), irão dialogar sobre a manutenção da floresta em pé proporcionada pela iniciativa, os serviços socioambientais gerados a partir do modelo de produção que utiliza os saberes tradicionais, como as conexões com as empresas podem gerar impacto positivo para as populações e seus territórios e como os mecanismos de transparência, rastreabilidade e garantia de origem podem contribuir para a valorização dessas cadeias e a geração de consciência e engajamento do mercado consumidor.

O Origens Brasil® é uma iniciativa inovadora, concebida pelo Imaflora e pelo ISA, que utiliza a tecnologia, um modelo de atuação em rede e a transparência para conectar o produtor da floresta de comunidades tradicionais e indígenas às empresas e ao consumidor final, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Em apenas três anos, o Origens Brasil® foi o vencedor do Prêmio Internacional de Inovação para alimentação e Agricultura Sustentáveis da FAO/ONU e reconhecido pela Fundação Banco do Brasil como tecnologia social. E já reúne mais de 1.500 produtores cadastrados de 36 etnias diferentes, 40 organizações de apoio e organizações comunitárias, 15 empresas-membro, como Wickbold, Lush e Pão de Açúcar, mais de 35 produtos e ingredientes comercializados e movimentou mais de R$ 5 milhões em produtos comercializados.

O Imaflora também participará de outro painel durante a Conferência Ethos 360o: na quarta-feira, Luís Fernando Guedes Pinto, gerente de políticas públicas do Imaflora, a diretora da plataforma Novos Urbanos, Denise Chaer, a nutricionista e apresentadora Gabriela Kapim, o representante da Contag, Arnaldo Brito, e a gerente sênior de sustentabilidade e categoria na Coca-Cola, Katielle Haffner, estarão no painel "Os Caminhos para o ecossistema agroalimentar brasileiro".

Durante o painel, serão apresentados os resultados do Laboratório de Inovação Social para Alimentação, Nutrição e Desenvolvimento, organizado em 2018 pela Novos Urbanos em parceira com o Imaflora e o Geolab Esalq/USP. O projeto reúne representantes da sociedade civil, da indústria, finanças, governo, pesquisa, trabalhadores e produtores para dialogar e buscar convergência para a construção de soluções para o sistema agroalimentar brasileiro.

SERVIÇO:
Imaflora na Conferência Ethos 360o

Painel: A potência da sociobiodiversidade: Povos da floresta e empresas unidos pela transparência e pela rastreabilidade para produzir cadeias virtuosas de valor
Quando: terça-feira, 3 de setembro, 17h - 18h

- Patrícia Cota Gomes - Gerente da Rede Origens Brasil®
- André Tabanez - Gerente regional de ingredientes da Firmenich
- Jeferson Straatmann - Assessor de arranjos locais produtivos
- Pedro Wickbold - Diretor de marketing da Wickbold
- Pedro Pereira - Extrativista da rede de cantinas da Terra do Meio - Xingu

Painel: Caminhos para o ecossistema agroalimentar brasileiro
Quando: quarta-feira, 4 de setembro, 14h - 15h

- Denise Chaer - Empreendedora social e diretora do Novos Urbanos
- Gabriela Kapim - Nutricionista e apresentadora dos programas Socorro! Meus Filhos comem Mal e Socorro! Meus pais comem mal do GNT
- Arnaldo Brito - Representante da Contag
- Katielle Haffner - Gerente sênior de sustentabilidade e categoria na Coca-Cola
- Luís Fernando Guedes Pinto - Gerente de políticas públicas do Imaflora.

Onde:
Parque Ibirapuera - Portão 03
Piso Térreo + Mezanino do Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Pavilhão da Bienal)
Av. Pedro Alvares Cabral, S/N - São Paulo, Brasil
Inscrições para a imprensa:
Inscrições: https://www.ethos.org.br/conteudo/inscricao-conferencia-ethos-2019-sao-…

Sobre o Imaflora

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - Imaflora - é uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 1995, que nasceu sob a premissa de que a melhor forma de conservar as florestas tropicais é dar a elas uma destinação econômica, associada a boas práticas de manejo e a uma gestão responsável dos recursos naturais.
Mais informações: www.imaflora.org

Sobre a Conferência Ethos 360o em São Paulo

Realizada desde 1998, a Conferência Ethos mantém a dinâmica 360o: palestras simultâneas acontecem num mesmo espaço, sem divisórias ou isolamento acústico e fones de ouvido permitem que os participantes possam migrar de um painel para outro e alternar a audiência conforme o interesse e, assim, aproveitar melhor os diálogos.

A Conferência Ethos privilegia um espaço integrado para o desenvolvimento de carreiras e negócios. Gestores, empreendedores e especialistas de diferentes setores estarão reunidos para debater alternativas em prol da agenda dos negócios e do desenvolvimento sustentável do país.

http://imaflora.blogspot.com/2019/08/imaflora-apresentara-exemplo-de-ne…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.