VOLTAR

Ilha das Canárias, um paraíso que combina com a preservação da natureza

G1 - http://g1.globo.com/
19 de out de 2017

Na região maranhense, rede de pano garante o sossego e rede de pesca sustenta famílias.

O Terra da Gente de sábado (21/10) vai à Ilha das Canárias, no Maranhão, e conhece comunidades que vivem da pesca e respeitam a natureza. No interior de São Paulo, o professor José de Alencar Prado recebe diariamente vários tucanos no quintal. O espetáculo que encanta a vizinhança. No rio Parnaíba, os repórteres aprendem com os ribeirinhos a fisgar os peixes de um jeito diferente. Na Hora do Rancho, uma receita de bolo de fubá cremoso que leva poucos ingredientes e é preparada no liquidificador.
TERRA DA GENTE, EDIÇÃO No 966

lha das Canárias
O Terra da Gente vai à reserva extrativista Ilha das Canárias, no Maranhão. Na região, os caiçaras circulam de quadriciclo e vivem da pesca, do cultivo de ostras e da caça sustentável de caranguejos.

Tucanos no quintal
O professor José de Alencar Prado, personagem do quadro Você no TG, recebe diariamente um bando de tucanos em Tapiratiba (SP). A presença das aves é resultado de anos de cuidado com as árvores no quintal de casa. Os palmitos-juçara fornecem alimentos para os tucanos, visitantes que encantam a vizinhança.

Pescada-amarela no Parnaíba
A bacia do rio Parnaíba ocupa grande parte do estado do Piauí e preserva as mais diversas espécies de peixes. A cultura do local reflete na pescaria. Peixes como a carapitanga, a carapeba, o baiacu e o bagre são fisgados apenas com linha. A pescada-amarela se destaca nas águas mansas.

Bolo de fubá cremoso
Bolo de fubá com queijo ralado é a dica da Hora do Rancho. O ingrediente garante a cremosidade da receita, que é preparada no liquidificador.

Programa Terra da Gente*
Rua Regina Nogueira, 120 - Jardim São Gabriel
CEP: 13.045-290 - Campinas - SP
Telefones: (19) 3776-6488/ 3776-6460 e 3776-6593.
Envie fotos, vídeos e sugestões para Você no TG.

*O programa Terra da Gente é exibido aos sábados, a partir das 14h, pela EPTV, afiliada da Rede Globo, nas regiões de Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto e Sul de Minas Gerais. É exibido também para todo o Brasil, aos domingos, às 7h, por antena parabólica (canal Superstation da Globo) e para 116 países dos 5 continentes pelo Canal Internacional da Globo.

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/ilha-das…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.