VOLTAR

III Encontro Interdiocesano da Igreja do Maranhão discute presença junto aos povos indígenas

Cimi - http://www.cimi.org.br
30 de Nov de 2012

O encontro aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro na Paróquia Santa Rita, na cidade de Buriticupu, Maranhão, Diocese de Viana, com o objetivo de refletir sobre a atuação da Igreja Católica junto aos povos indígenas no Maranhão.

Participaram do encontro: Dom Sebastião Lima Duarte, bispo da diocese de Viana e referencial das Pastorais Sociais; Dom Franco Cuter, bispo de Grajaú; Dom Gilberto Pastana, bispo de Imperatriz e presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB; Pe. Carlos Eduardo Cardin, da Paróquia de Amarante do Maranhão; Pe. Paulo Ricardo Marques, Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Zé Doca; Ir. Custódia da Silva e Ir. Teresinha Tontini, da Pastoral Indigenista da Diocese de Grajaú; Irmã Viviane Marie Tourniaine, Ir. Maria de Jesus Araújo e Pe. Vitor de Jesus Nascimento, da Diocese de Viana; Gilderlan Rodrigues e Rosimeire Diniz, do Cimi Regional Maranhão; e Pe. Claudio Bombiere, da Associação Carlo Ubbiali. Todos foram recebidos com muita alegria pelo Diácono Olivan e demais pessoas da paróquia que em nome do pároco, Pe. Isaac Goes, acolheram a todos.

O grupo fez a memória do encontro anterior para ver os passos dados. Cada diocese colocou o seu empenho em buscar pessoas sensíveis e abertas à causa indígena e que pudessem contribuir com a missão. Discutiu-se também sobre que tipo de presença queremos ser junto aos povos indígenas no Maranhão e a criação de uma Área Pastoral Indígena, no Regional Nordeste 5.

Houve um momento de partilha sobre o Congresso dos 40 anos do Cimi que teve como tema "Raiz, Identidade e Missão". No momento da conjuntura indigenista, constatou-se o agravamento da ofensiva de ações contra os direitos dos povos indígenas, entre elas estão a PEC 215 e Portaria 303, da AGU. Pe. Dário Bossi, comboniano e membro da Justiça nos Trilhos, informou sobre a duplicação da Ferrovia Carajás e a realização do Seminário Carajás 30 anos, previsto para acontecer em 2014. A ideia é articular as ações desse seminário com a 5ª Semana Social Maranhense que acontecerá em maio do ano que vem.

Algumas propostas de ação foram pensadas durante o encontro, dentre elas a realização de momentos formativos nas dioceses com pessoas sensíveis e abertas a causa indígena, contando com a contribuição do Cimi. Os encontros devem acontecer no primeiro semestre de 2013.

Também assumimos o compromisso de participar de momentos preparatórios ao Seminário Carajás 30 anos; realização de uma semana teológica no IESMA - Instituto de Ensino Superior do Maranhão - sobre a questão indígena na linha da inter-culturalidade; trabalhar a sensibilização da sociedade para que haja mudança de mentalidade em relação aos indígenas; alertar a sociedade para a ofensiva contra os direitos dos povos indígenas; elaborar e enviar uma carta dos bispos do Maranhão para Supremo Tribunal Federal alertando sobre os riscos que a PEC 215 e a Portaria 303 trazem para os povos indígenas.

O próximo encontro do grupo será realizado na Diocese de Viana, nos dias 18 e 19/11/2013.

Um pouco de história

O I encontro aconteceu nos dias 23 a 25 de março de 2008, na cidade de Barra do Corda, Diocese de Grajaú. Contou com a participação de 25 pessoas. Foi um momento importante para a Igreja do Maranhão em conhecer quem e como acontecia a presença da Igreja Católica junto aos povos indígenas.

O II encontro aconteceu nos dias 26 e 27 de março deste ano na Diocese de Imperatriz. Nessa ocasião realizou-se a memória do I Encontro e se observou retrocessos com os três anos sem dar continuidade aos encaminhamentos feitos. Nesse encontro renovou-se o compromisso em continuar discutindo a causa indígena com o objetivo de ser presença junto a esses irmãos indígenas no Maranhão.

http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=6637&action=…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.